top of page
Foto do escritorMilena Spilere Nandi

1º International Craft Beer Conference reúne pesquisadores e cervejeiros artesanais


Ceo Kaline Zeni falando sobre a conferência para cervejeiros artesanais

A CEO da Kactus, Kaline Zeni e o CEO da Vallei, Fernando Figueiredo assinam o evento. (Milena Nandi)


A manhã de sábado (2/12), foi marcada por diálogos, conexões e conhecimento compartilhado na área da produção de lúpulo e das oportunidades para o setor de cervejaria artesanal brasileiro em interagir com o estado de Idaho, nos Estados Unidos. O 1º International Craft Beer Conference, realizado pela Kactus e pela Vallei, reuniu pesquisadores, cervejeiros artesanais e entusiastas da cervejaria em um encontro com a participação da expert norte-americana em lúpulo, Ruth Dixon.


A CEO da Kactus, Kaline Zeni, afirma que o evento teve o objetivo de aproximar ainda mais o setor cervejeiro brasileiro do conhecimento internacional de excelência e abrir novas perspectivas para a indústria, cervejeiros caseiros, produtores de lúpulos, pesquisadores e demais atores deste ecossistema.


O evento gratuito ocorreu na sede da Associação Empresarial e Comercial de Chapecó (Acic), e contou com a presença de mestres cervejeiros de cervejarias artesanais do Oeste Catarinense, além de produtores caseiros de cerveja, pesquisadores da Epagri de Chapecó e representantes do Sebrae Chapecó e da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (Acerva SC) Regional Oeste. Produtores de lúpulo e cervejeiros que não puderam estar presencialmente na conferência, acompanharam pela transmissão on-line ao vivo.


Ruth Dixon é gerente de produção e negócios da processadora Mill 95, uma das maiores dos Estados Unidos e além de falar sobre a produção de lúpulos diferenciados em Idaho, explicou o processo da Mill 95, tirou dúvidas e compartilhou amostras de diferentes lúpulos processados em Idaho, para que o público pudesse sentir o aroma e a textura de cada um.


O CEO da Vallei, Fernando Figueiredo, abordou a importância de Idaho para o setor cervejeiro mundial e com as informações compartilhadas, convidou os participantes da conferência a refletirem e debateram o cenário catarinense, brasileiro e internacional. Figueiredo é brasileiro e mora nos Estados Unidos há 28 anos, onde atua com negócios internacionais na área de cervejaria.


Segundo ele, Idaho é o maior produtor de cevada dos Estados Unidos e o segundo maior produtor de lúpulo. O cultivo de lúpulo naquele estado iniciou em 1930 e desde então, vem desenvolvendo técnicas de cultivo e processamento do lúpulo, por meio do investimento em pesquisa e inovação.


Durante o evento, o CEO da Vallei apresentou o Programa Brasil Hops brasilhops.com.br, destinado ao intercâmbio de técnicas, tecnologia e equipamentos entre o setor cervejeiro de Idaho e do Brasil. A Kactus é parceira do programa e responsável pelas atividades dele no Brasil.





bottom of page